Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ortodontia - Dúvidas

 

 

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que cuida das incorreções dos posicionamentos dentários e esqueléticos da face. O Ortodontista utiliza variados aparelhos para obter um alinhamento apropriado dos dentes, buscando uma harmonia facial.

Como se originam os problemas ortodônticos?

A maloclusão pode ser hereditária (passada dos pais para os filhos), ou adquiridas (uso de chupeta, sucção dos dedos, traumas, problemas respiratórios, cáries, perda de dentes, etc).

Quando se deve fazer a primeira consulta com o Ortodontista?

Aos seis ou sete anos de idade. Nesta idade, os dentes de leite já começaram a ser trocados pelos permanentes, e o Ortodontista pode intervir, imediatamente, nos casos que necessitarem de tratamento ou planejar uma época mais adiante para tratar.
Na Ortodontia, assim como em outras especialidades de saúde, a maioria dos casos são mais simplesmente tratados, quanto mais precocemente forem abordados.

Em que idade deve se iniciar o tratamento ortodôntico?

Em qualquer idade.

Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

Sim, desde que os dentes e tecidos de suporte (gengivas e osso) estejam saudáveis. Hoje em dia, quase 30% dos pacientes que nos procuram, são adultos. A Excellence dispõe de aparelhos estéticos transparentes que passam despercebidos ao contato interpessoal habitual.

Qual o tempo de duração de um tratamento de Ortodontia?

Isto depende de alguns fatores, tais como: a possibilidade de crescimento ósseo, a complexidade do caso, a colaboração do paciente, sua assiduidade às consultas de manutenção e os cuidados com a higiene oral. Alguns movimentos mais simples em crianças podem levar apenas alguns meses. Mas, um tempo médio pode ser estimado, em cerca de 24 meses. Nos casos em que há necessidade de extrações chega a 30 meses, em média.

Por que Tratar?

O tratamento ortodôntico, em qualquer idade, pode trazer melhoria na sua condição de saúde geral. Dentes bem alinhados facilitam a higiene e evitam problemas de gengiva e de perda óssea de suporte dos dentes. Evitam desgastes excessivos entre os dentes, melhoram a mastigação e podem prevenir problemas na articulação da mandíbula. Psicologicamente, um sorriso bonito melhora muito a auto-estima.

O tratamento dói?

Não. É possível que haja um desconforto no começo do tratamento até que se acostume com o aparelho. Quando se faz as trocas dos fios no transcurso do tratamento, também pode haver um pequeno incômodo que se normaliza após um ou dois dias.

Os aparelhos estéticos mudam de cor durante o tratamento?

Existem alguns tipos de aparelhos estéticos. Os feitos de resina sofrem alguma alteração de cor ao longo do tratamento. Os de porcelana alteram num grau menor que os de resina, e os chamados de “Safira” não alteram sua cor durante todo o tratamento. São o que há de mais moderno em termos de estética. São cristalinos, verdadeiramente transparentes, vítreos. Ainda pouco conhecidos, tem sido usados por artistas e figuras públicas que querem alto desempenho estético e que seu aparelho passe despercebido no contato pessoal. São importados e a Excellence oferece esta opção aos seus pacientes. Marque uma consulta sem compromisso e venha conhecer esta novidade.




Matéria de: http://www.excellenceodonto.com.br/?tag=aparelho-de-safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário